Bem-vindos

sri sri guru gaurangau jayatah
Queridos Prabhus e Didis,

Dandavat-pranamas! Bem-vindos ao blog da IGVI Editora.
Confira nosso processo de traduzir, produzir e publicar os livros transcendentais de nosso amado gurupada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja e do guru-parampara; nossa biblioteca virtual; e muito mais.

Seus servos da equipe de coordenação editorial do IGVI.

Nosso contato:

IGVI Editora (Departamento de seva editorial do IGVI)

igvi.editorial@gmail.com


Citações

Nossos Acaryas falam sobre a importância
do seva de publicar e distribuir livros devocionais.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Uma nova técnica de distribuir livros: prema


Mensagem de Srila Gurudeva a seus discípulos, seguidores e benquerentes

Srila Narayana Maharaja chama a distribuição de livros de 'distribuição de amor'. A distribuição dos livros transcendentais de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada foi iniciada pelo próprio Srila Prabhupada, tendo se desenvolvido e se expandido bastante pela misericórdia tanto de Srila Prabhupada como do guru-parampara, bem como pelos esforços sinceros dos discípulos de Srila Prabhupada. Entretanto, com o passar do tempo, devido à ênfase cada vez maior em se fazer dinheiro e em se buscar fama em nome daquele serviço, o interesse na distribuição de livros foi aos poucos minguando. Agora, desejando “não ver o bebê ser jogado fora junto com a água suja do banho” e inspirando os devotos a se desvencilharem daquela água suja o quanto antes, Srila Narayana Maharaja tem incentivado os devotos a distribuir livros, os de Srila Prabhupada e os dele próprio, com entusiasmo renovado. Seguem abaixo transcrições de suas recentes solicitações quanto à distribuição de livros.

Havaí, 11 de maio de 2002:
Srila Swami Maharaja inspirou-me a ir aos países ocidentais e orientais para pregar a mesma missão que ele, e fico feliz por estar fazendo isso pela misericórdia dele e pela misericórdia de meu diksha-guru, Srila Bhaktiprajnana Kesava Gosvami Maharaja. Por intermédio de seus livros, Srila Swami Maharaja pregou em toda parte. Pode ser que as palavras que falamos em aulas sumam no ar, mas o que está registrado como documento, em livros como o Caitanya-caritamrta, o Srimad-Bhagavatam e os livros dos Gosvamis, perdurará para sempre. Essas palavras serão úteis por milhões de anos.


Ano passado no Havaí, demos aulas por sete dias e também planejamos a distribuição de livros. Só escrever livros não basta – também devemos distribuí-los. Por isso, pedi aos devotos que se organizassem neste sentido e um discípulo muito qualificado de seu Prabhupada, Niscintya Prabhu, apresentou-nos um plano para isso. Ele também está publicando os livros de Srila Swami Maharaja – tal como são –, os livros originais, sem alteração de idéia alguma. Agora ele está publicando os livros de Srila Swami Maharaja e os meus livros também.

New Vraja, Badger, Califórnia: 4 de junho de 2002
Quero dizer que a distribuição de livros tem um papel principal na pregação. Embora preguemos muito, pode ser que muito disso “evapore”. Por outro lado, quando se trata de publicação e distribuição de livros, a pregação é sólida. Hoje em dia, estamos publicando muitos livros e, da mesma forma que vocês se sentem inspirados a distribuir os livros de Srila Swami Maharaja, o seu Prabhupada, quero que também distribuam os meus livros, que são complementares aos dele. Já publicamos mais de quarenta livros e estamos nos preparando para publicar o Sri Ujjvala Nilamani e o Sri Bhajana Rahasya. Quero fazer um plano para distribuir esses livros e acho que será bem fácil fazê-lo se vocês dedicarem um pouco da sua atenção a isto. Será muito fácil para vocês distribuir dois livros de cada título, cinco livros de cada ou seis de cada. […] Se vocês fizerem isso, Srila Swami Maharaja ficará satisfeito, eu ficarei satisfeito e, além disso, será algo muito útil para os devotos. Não quero distribuir esses livros com o objetivo de fazer dinheiro. Quero que as pessoas adquiram esses livros para que possam ver quão gloriosos eles são. Adquirindo-os, elas poderão avançar.

New Vraja: junho de 2001:
[Houve um darshana sobre publicação e distribuição de livros em New Vraja ano passado, durante o qual os devotos fizeram algumas perguntas a Srila Maharaja:]
[Devoto:] Na ISKCON, o grande perigo surgiu por conta do sucesso extraordinário da distribuição de livros, e também de tanto dinheiro que foi arrecadado. Isto provocou o problema do controle e das brigas…
[Srila Narayana Maharaja:] Mas o dinheiro não estará no centro de nossos esforços. Tudo quanto arrecadamos gastamos para Krsna, de modo que não há problema. Além disso, a distribuição de livros ajudará os devotos a terem seu sustento. Se eles forem sinceros, nada do que aconteceu antes voltará a acontecer. Mas, se não forem sinceros, tudo tornará a acontecer.
[Devoto:] Tenho uma pergunta quanto aos devotos que vendem livros para o seu sustento. O senhor acaba de perguntar se os preços dos livros serão baixos o bastante para que os devotos possam lucrar com a venda deles e assim terem o seu sustento. Como pode o devoto fazer para se sustentar distribuindo livros e ao mesmo tempo manter o coração puro e ter compaixão das pessoas para as quais vende os livros?
[Srila Narayana Maharaja:] É muito fácil. Se me entreguei a meu Gurudeva, então tomo os remanentes dele e considero que é ele quem me apóia e me nutre. Que mal há nisso? Entende o que estou lhe dizendo? Se sou rendido a Gurudeva e a Krsna, estará fora de cogitação ter um interesse distinto do dele, e assim não haverá ansiedade alguma. Se o serviço for prestado da maneira correta, se for prestado pelo processo correto, se o discípulo tiver se oferecido aos pés de lótus de Gurudeva, então, terá certeza de que quem o apóia e o nutre é Gurudeva. A quem mais recorrerá? Por isso, não faz mal distribuir livros como uma forma de obter o sustento próprio, se bem que o discípulo deve ser muito rendido.
[Devoto:] Ele não precisa pensar que está ganhando o seu sustento enquanto fala com alguém, tentando vender-lhe um livro?
[Srila Narayana Maharaja:] Isso está fora de cogitação. Quando estávamos com Gurudeva, jamais pensávamos: “É pelo serviço que estamos ganhando o nosso sustento." Não, considerávamos que pertencíamos inteiramente a Gurudeva.
[Devoto:] Um dos problemas ocasionados pela distribuição de livros na ISKCON foi a motivação do lucro, que fazia os devotos dizerem toda classe de coisas bizarras às pessoas nas ruas..
[Devoto]: Mas hoje a idéia em torno da distribuição de livros está mudando.
[Devoto:] E não há motivo para tentar regulamentar algo: a maioria dos devotos vive por conta própria no mundo inteiro, e haverão de fazer o que é necessário fazer.
[Srila Maharaja]: Tudo o que queremos é resolver qualquer problema que surja praticando amor e afeição.


Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada
"A distribuição de livros é o melhor negócio para os chefes de família."


"Agora estou tentando imprimir este livro, contanto que você se encarregue de distribuí-lo. Quero muito que meus livros sejam vendidos. Isso precisa ser organizado - pense nisso: se os livros não forem vendidos da maneira apropriada, como poderei imprimir tantos livros?" (carta a Kirtanananda dasa - 27/04/67)


"Apesar de já estar a caminho da morte, ainda assim, não consigo me esquecer das minhas publicações. Desejo que, comigo vivo ou morto, você leve muito a sério a publicação dos meus livros." (carta a Hayagriva dasa - 10/06/67)


"Você está tentando conseguir uma nova casa para o Templo, mas nossa ocupação principal é Sankirtana e distribuição de literatura. Se Krsna nos der um lugar melhor, tudo bem. Caso contrário, podemos ficar onde quer que seja, céu ou inferno, tanto faz - mas devemos apenas cuidar para que continuemos propagando nosso Movimento de Sankirtana." (carta a Madhudvisa dasa - 26/03/70)


"Meu Guru Maharaja adorava a publicação de livros. Ele gostava mais de publicar livros do que de construir templos." (carta a Tamal Krishna dasa - 15/05/70)


"Os livros são a base de nosso Movimento. Qualquer repercussão que tenham tido por conta de nossos livros, isto é porque estamos seguindo o caminho trilhado por devotos elevados. Não é por capricho que estamos escrevendo estes livros." (carta a Tusta Krishna dasa - 09/01/76)


"Qualquer avanço que tenhamos feito, isto só se deve à distribuição de livros. Por isso, continue distribuindo livros e não desvie sua mente disto um instante sequer." (carta a Ramesvara dasa - 11/10/70)


" Sempre que conseguir dinheiro, use-o para publicar livros."

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada
"Estabelecer uma gráfica para imprimir livros devocionais e pregar organizando programas de nama-hatta constituem serviço genuíno a Sri Mayapura." (Instrução 6 do Upadesavali)